sexta-feira, 31 de outubro de 2008

REFORMA LUTERANA: É HOJE!



A Reforma Luterana (1517)
História e Ensino
Martinho Lutero nasceu em Eisleben, na Alemanha, no dia 10 de novembro de 1483. Contra a vontade do seu pai, que queria que ele fosse advogado, Martinho Lutero tornou-se monge. A Igreja, na época, ensinava que a salvação das pessoas dependia das boas obras que fizessem. Lutero, vivia em dúvida, pensando se já tinha feito boas obras suficientes para “se salvar”.
Lutero via Deus como um juiz que gostava de castigar os pecadores. Entendia como “justiça de Deus” tudo aquilo que Deus exige do homem, para sua salvação. Mas, Lutero continuou estudando, tornou-se Doutor em Teologia e passou a dar aulas na Universidade de Wittenberg, na Alemanha. Na universidade, Lutero teve a felicidade de estudar a Bíblia por completo, porque poucos podiam ter contato direto com a Palavra de Deus. E Deus, através do Seu Espírito Santo, mostrou para Lutero o que na verdade significava “justiça de Deus”. Lendo a Bíblia, ele viu o que estava escrito em Romanos 1.17:”Pois o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim. Como dizem as Escrituras Sagradas: Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus”. “. Assim, “justiça de Deus” é aquilo que Cristo faz por nós, para nos salvar, não o que nós fazemos. Deus não exige nada de nós, mas já fez tudo! E pela fé em Jesus Cristo, somos perdoados e recebemos de graça a vida eterna.
Existiam muitos abusos da Igreja Católica da época. Lutero, conhecendo a verdade do evangelho, passou a falar disto, e no dia 31 de outubro de 1517, fixou na porta da igreja do castelo de Wittenberg, suas 95 teses que falavam da verdade do evangelho, e combatiam os erros da Igreja. Seus ensinamentos foram conhecidos por muitas pessoas. A Igreja não aceitava o que Lutero falava, e quis que ele desmentisse tudo o que tinha dito, mas ele não cedeu, porque sabia que era a verdade da Escritura Sagrada. No ano de 1520, Lutero foi então, expulso da Igreja Católica da época. E em 18 de fevereiro de 1546, Lutero morreu.
A Reforma Luterana, deixa conhecidas de forma especial 3 verdades para os cristãos, sobre: a Escritura, a Graça e a Fé.
Sobre a Escritura (Bíblia), aprendemos e cremos que ela é a verdadeira Palavra de Deus. O apóstolo Paulo diz: “...você conhece as Escrituras Sagradas, as quais podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus” (2Tm. 3.15). Por isso, a Bíblia é a única fonte de ensino para nossa salvação.
Sobre a Graça, aprendemos e cremos que Deus não exige nada de nós para nossa salvação, mas que somos salvos pela graça de Deus. Cristo morreu em nosso lugar para nos salvar e nos trazer o perdão para todos os nossos pecados. Está escrito em Romanos 3.23,24: “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva”.
Sobre a Fé, aprendemos e cremos que ela é dada por Deus, e pela fé em Cristo, temos a salvação. Nenhum de nós poderia ter feito o que Cristo fez. Temos pecados e não somos perfeitos. Por isso, sozinhos estamos perdidos. Mas, Deus mandou o Salvador Jesus Cristo que morreu em nosso lugar. Quem crer em Cristo como sendo seu Salvador, recebe o perdão, vida e salvação. Porque é isto que Cristo nos traz. Está escrito:”Assim percebemos que a pessoa é aceita por Deus pela fé e não por fazer o que a lei manda”. (Rm.3.28) E Deus também nos diz em Marcos 16.16: “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”.
Quando entendemos estas 3 bases do cristianismo, podemos compreender melhor o amor que Deus tem por nós, e isto sempre será motivo de grande alegria para todos nós. Por isto, também comemoramos a Reforma Luterana no dia 31 de outubro, porque a verdade do evangelho estava escondida e foi redescoberta.
(Textos auxiliares: Cinco Minutos com Jesus - CPTN – Edição Especial da Reforma Luterana 2004/2005)