terça-feira, 26 de março de 2013

CARTA DO PASTOR SANDRO EDGAR KRÜGER, LIDA NO CULTO DE DESINSTALAÇÃO


Culto de Desinstalação – 24.03.2013

                Congregação Evangélica Luterana Expectativa. É aqui que tudo começou, mas não é aqui que as coisas terminam, nem para nós e nem para vocês. No dia 10 de outubro de 2006, eu e a minha esposa fomos acolhidos aqui. Foi minha primeira Congregação em que atuei como pastor. Foram quase 6 anos e meio de bênçãos e alegrias.

                A Congregação Expectativa tem 2 particularidades, 2 coisas que nenhuma outra Congregação tem:

- Uma destas coisas é o nome: Expectativa. Nenhuma outra Congregação da IELB tem este nome. Mas eu penso que todas as Congregações deveriam se chamar “Expectativa”, porque este é o nome que mais descreve a postura do cristão, enquanto aguarda a vida eterna com Deus. Um dos últimos ensinos de Jesus antes de subir aos céus foi quando Ele disse aos seus seguidores: “E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mt. 28.20) Mas até que o fim dos tempos chegue, qual é a postura dos filhos de Deus? É de EXPECTATIVA. Expectativa pela volta de Jesus. Por isto, muitos de vocês lembram quando eu dizia... “Nós todos aguardamos a volta de Jesus e a vida eterna, enquanto isto não acontece, ficamos na Expectativa – Congregação Expectativa.”

- A outra particularidade, que somente esta Congregação tem, é que somente esta Congregação ocupa o lugar de número 1 no meu coração e no meu ministério. Fui acolhido como pastor de um rebanho aqui. Foi aqui que pude começar minha jornada de servo de Deus no ministério pastoral. Foi aqui que pude ensinar a Palavra de Deus, e também aprender muito com esta Congregação e neste Distrito. Há pessoas que pensam que um pastor só ensina. Mas um pastor também aprende muito com as pessoas a quem ensina... e eu digo que eu aprendi muito mais com vocês do que vocês comigo.

                Antes de sair do Seminário e tornar-me pastor, sempre pensei que o ministério pastoral era um trabalho que deveria ser feito com amor. Quando Deus me colocou no meio deste rebanho, tive a certeza de que deveria ser feito com amor. E hoje eu sei que não há outro meio de fazer este trabalho, senão com amor! Afinal, o amor é o combustível de nossa vida cristã. Deus nos amou primeiro, e pregar o Evangelho, é compartilhar o amor de Deus.

                Digo que prego o Evangelho com amor. Não existe outra forma de falar de Jesus para as pessoas. Procurei fazer todo o meu trabalho com alegria e da melhor forma – fazer mesmo o meu melhor! Busquei desenvolver o meu ministério com o “brilho no olho”, com paixão. Em alguns momentos, este “brilho no olho” pode ter se apagado temporariamente, afinal, sou fraco e pecador – sou falho - mas Deus sempre me redirecionou para continuar o trabalho me reerguendo nas adversidades.

                Depois deste período de convivência com vocês – que são minha família em Cristo – devo também pedir perdão por minhas falhas. Se algumas ou muita vezes não fui bem interpretado. Se não me expressei bem. Quando magoei alguém, ou não pude auxiliar do melhor modo alguma pessoa. Peço, que vocês em amor, coloquem todas estas minhas faltas na conta de Jesus Cristo – meu Salvador.


 

                Devo dizer também, meu pastoralmente não consegui resolver todas as situações e problemas que surgiram. Também em aconselhamentos, alguns poucos deram às costas, quando eu quis socorrê-los com a orientação da Palavra de Deus. Não ouviram a Escritura. Outros poucos, ouviram os conselhos, mas não os seguiram, não admitiram suas falhas e continuaram no erro. Estes, na prática então, também não ouviram. Manifesto minha preocupação com estes irmãos, e peço que o Espírito Santo os oriente, enquanto há tempo, enquanto ainda estamos todos na Expectativa da volta de Cristo.

                Quero ainda manifestar minha gratidão; E é sobre isto que mais poderia falar. Fomos muito abençoados aqui! Fomos muito felizes aqui!

- AGRADEÇO A DEUS, por ter me chamado ao ministério, por ter me colocado por estes anos nesta Congregação, e dado todas as condições de desenvolver meu ministério, me socorrendo em meus medos, dúvidas, fraquezas, incapacidades, e me levantando depois de tombos que também levei. Agradeço a Deus por ter me orientado, e me utilizado para admoestar, ajudar, consolar pessoas através da Sua Palavra.

- AGRADEÇO À MINHA ESPOSA – DANA, que é fiel e amada companheira para todo o tempo! Sejam dias bons ou maus. Pelo apoio e dedicação, ajudando muito com seus conselhos, sua criatividade, seus dons, no meu Ministério, e também na vida familiar, quando também emprestou os ouvidos para escutar dos meus problemas. Certamente, se hoje colhemos alegrias e bênçãos aqui, ela é muito responsável por isto.

- AGRADEÇO ÀS DIRETORIAS DA CONGREGAÇÃO EXPECTATIVA, todas as diretorias com que trabalhei. Obrigado pelo apoio e dedicação. Por estarem lado a lado comigo em todo o tempo. No tempo de dificuldades, vocês se dedicaram muito. Levaram sobre os ombros muitas responsabilidades. Deixaram sempre claro que o apoio ao pastor e ao trabalho de evangelização era prioridade. Nunca demonstraram falta de compromisso comigo e minha família, mas sempre estiveram ao lado, dando todo o apoio, quando e como fosse. Digo que vocês todos entenderam qual o papel de uma Diretoria. Muito obrigado.

- AGRADEÇO À CONGREGAÇÃO EXPECTATIVA, pelo amor e carinho que recebemos. Obrigado porque vocês se tornaram, foram, e são minha família. Quando o pastor Sandro fica doente, é a família da Congregação leva ao médico, é a família da Congregação que liga pra saber como é que está. Quando precisamos de alguma ajuda, seja no que for, é para a família da Congregação Expectativa que pedimos. Digo hoje que tenho aqui muitos pais, muitas mães, muitos irmãos, muitas irmãs, tenho muitos filhos e filhas – mas eles são de vocês; e em Jesus Cristo, todos nós somos irmãos! Jesus nos colocou todos debaixo do mesmo guarda-chuva! (O da graça de Deus).

- AGRADEÇO AOS DEPARTAMENTOS DA CONGREGAÇÃO:

LEIGOS – vocês são mesmo o braço forte da igreja. Agradeço pelo convívio e força que vocês proporcionaram ao meu ministério. O começo foi difícil, mas daqui para a frente o trabalho de vocês só vai crescer, porque Deus vai fazer muitas coisas aqui através da vossa dedicação.

SERVAS – obrigado pelo carinho e amor que dedicaram a mim e à Dana. Sou muito grato a Deus pelo vosso grupo forte e exemplar, pela liderança e dedicação total para incentivar a inclusão e acolhimento das outras Servas. Vocês se alegram com o Departamento que têm, mas nunca deixam de olhar para fora, para as que ainda estão longe, no desejo de incluir estas também! Penso que este é o foco da vida cristã! Todos devemos olhar para fora, chamar os que estão longe e compartilhar o amor de Jesus. Obrigado pelo incentivo e por me encorajarem a assumir desafios


 

no Departamento de Servas Distrital, e também agora Regional. Vocês são parte do meu ministério.

JOVENS e CONFIRMANDOS – agradeço também pela vossa alegria e pelos bons momentos que passamos juntos. Fiquem firmes em Cristo, construam sua vida sobre Ele.

CRIANÇAS – quero também agradecer às crianças da Escola Bíblica pelo amor e carinho que me deram, pela proximidade, perguntas sinceras que me fizeram, por muitos sorrisos, abraços, beijos e cartões que também me deram, mostrando que faço parte da vida delas. Vocês também são parte da minha vida.

- AGRADEÇO AO DISTRITO CATARATAS, por ter me acolhido e demonstrado companheirismo e amor cristão por este tempo em que tive o privilégio de fazer parte. Um agradecimento aos pastores do Distrito, que também me ajudaram e orientaram nos momentos de necessidade, obrigado pela amizade a apoio. Especialmente agradeço ao Conselheiro – pastor Élvio Bender – por ser, de fato, o que o nome do cargo diz: conselheiro.

- MUITO OBRIGADO AOS MÚSICOS E AO CORAL DA CONGREGAÇÃO, por seu belo trabalho, embelezando o culto, trazendo alegria e louvando ao Senhor. Continuem sempre firmes no vosso propósito que é legítimo: servir a Cristo.

- OBRIGADO AOS VIZINHOS.... pelo bom ambiente de convívio que tivemos, e pelo auxílio que concederam sempre que precisamos. Deus esteja com você e vossas famílias e os abençoe.

                No mais, quero apenas dizer que sou um servo de Deus. Estou a serviço Dele e Ele dirige a minha vida, inclusive movendo a minha vontade. Estamos indo para um novo desafio em uma nova Congregação. Mas levamos vocês no coração. Lágrimas que podem surgir nesta conversa toda, não são sinal de derrota, mas do amor de Cristo, que existe em nossos corações, o amor que existe entre nós.

                Nos afastamos um pouco, mas no coração não nos deixamos. Mesmo não sendo mais vosso pastor, continuarei a ser vosso irmão em Cristo. Se precisarem de mim, sabem onde me encontrar, se for mais grave do que isto, juntem vossas mãos e orem.

                Vocês todos são minha herança de ministério. Não tem preço. Nem palavras podem descrever o quando significam pra mim. Um dia um pastor me disse que se em todo o meu ministério eu ajudar alguém a conhecer Cristo, já valeu a pena! Eu espero que Deus tenha me usado assim... para aproximar vocês do vosso Salvador – Jesus Cristo.

                Amamos todos vocês.
“Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.” (Sl. 37.5)

Pastor Sandro Edgar Krüger