terça-feira, 4 de dezembro de 2012

 
LEMA DA IELB PARA 2013
Capacitando
 
Capacitados em Jesus
 
“Pois o nosso Deus é misericordioso e bondoso. Ele fará brilhar sobre nós a sua luz.” (Lc. 1.78)
            Hoje se fala muito em capacitação. Necessidade de capacitação nas diversas áreas de atividade profissional. As tecnologias mudam, as profissões mudam, as informações mudam... é necessário reaprender... inovar.
“Se nas últimas 24 horas você na inovou em nada, não parou no tempo, retrocedeu” (Lema da turma 3º ano - 1994).
            Uma das grandes queixas dos empregadores e empresários hoje, não é a falta de mão de obra. É a falta de mão de obra CAPACITADA!
CAPACITAÇÃO DO CRISTÃO
            Neste contexto de corre-corre, capacitação profissional, gostaria de dirigir 4 perguntas:
1 - Será que o cristão também precisa ser capacitado?
2 - Em que sentido?
3 - E quem capacita?
4 – Como capacita?
 
1 - SIM, o cristão precisa ser capacitado para a vida com Deus e para cumprir sua missão diante das outras pessoas.
2 – MAS CAPACITADO NUM SENTIDO DIFERENTE do que a capacitação profissional. A capacitação profissional, tem um sentido de aprimoramento. A pessoa já tem capacidades, mas precisa aprimorar, melhorar, para estar “capaz” de suprir a necessidade do trabalho.
NA VIDA COM DEUS, todo ser humano é totalmente incapaz por causa do pecado. Diante de Deus, todos somos igualmente pecadores, pois nascemos inimigos de Deus, mortos e cegos espiritualmente. O crer em Deus, o “ser cristão” não é uma capacidade aprimorada que já possuíamos.
Isaías 53:6: “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho...”
Efésios 5.8ª: “Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão;...”
3 – QUEM CAPACITA, se precisamos ser capacitados espiritualmente? QUEM NOS CAPACITA É DEUS!
Deus capacita as pessoas a crer, a crer em Jesus, chamando à fé pela ação do Espírito Santo nos corações, diante do convite do Evangelho – que é a BOA NOVA da Salvação.
# Mas, as pessoas que creem em Jesus, são a IGREJA CRISTÃ. Então podemos dizer que Deus capacita a Igreja como um todo, para levar o convite do Evangelho – a mensagem da Salvação – às pessoas que ainda estão longe.
4 – COMO DEUS NOS CAPACITA? Deus nos capacita à fé, a crer, fazendo brilhar sobre nós Jesus Cristo – que é o nosso SOL NASCENTE, a o sol, a luz da nossa Salvação.
É o que diz o versículo lema deste novo ano:
 Lucas 1.78: R.A. “Graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas,”
 Lucas 1.78: N.T.L.H. “Pois o nosso Deus é misericordioso e bondoso. Ele fará brilhar sobre nós a sua luz. (vers. 79) e do céu iluminará todos os que vivem na escuridão da sombra da morte, para guiar os nossos passos no caminho da paz”.
Neste texto, Zacarias, pai de João Batista – profetiza o nascimento de Jesus Cristo que é o “sol nascente”, “a luz” que brilhará sobre as pessoas que estavam “na escuridão da sombra da morte”.
Deus nos capacita à vida cristã, a crer, fazendo brilhar sobre nós (que antes estávamos nas trevas) a luz da Salvação – fazendo-nos conhecer no Evangelho o nosso Salvador pessoal.
 
FAZER BRILHAR O SOL NASCENTE
Fazer Jesus Brilhar na vida das pessoas é AÇÃO DE DEUS! Somente ele pode fazer isto no coração humano. Mas, Deus se utiliza da sua IGREJA, a qual Ele entregou sua PALAVRA E OS SACRAMENTOS.
Então NÓS (que fazemos parte, e somos a Igreja) somos capacitados por Deus a fazer brilhar a Salvação sobre os que ainda hoje estão na escuridão, desorientados.
Isto não acontece por meio do domínio de técnicas ,etc...  mas por meio do CONHECER E VIVER o amor de Deus, dirigidos pelo Espírito Santo.
Quando somos guiados e alimentados pelo próprio Deus com Seu amor, que Ele nos demonstra na Sua Palavra e nos Sacramentos da Ceia e do Batismo, somos capacitados a PROCLAMAR o Seu amor, com palavras e ações – na prática é fazer Jesus (o SOL NASCENTE) BRILHAR na vida das outras pessoas!
 Assim como o SOL é fonte de calor e luz e proporciona a vida na Terra, Jesus é o SOL que proporciona vida aqui e na eternidade... então compartilhe;
DICAS:
à Identifique as pessoas com quem você tem contato, especialmente quem não é cristão.
à Ore por estas pessoas, e também por você mesmo – para que tenha a oportunidade de falar de compartilhar Jesus com elas, e que você reconheça a oportunidade.
à Demonstre amor às pessoas; ajudando, testemunhando, convidando aos cultos, estudos, reuniões, dizendo que é a razão da sua Esperança em Jesus.
 O APÓSTOLO PEDRO entendeu que cada cristão deveria estar preparado, pelo menos, a poder falar por que crê, por que tem esperança em Jesus: “Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm”.
 Esteja você sempre alerta e preparado a falar por que você crê em Jesus e tem a esperança da vida eterna. Fazendo isto, tu estará fazendo brilhar sobre os que te ouvem, O SOL NASCENTE – Jesus, o Salvador!

Amém.
 
Pastor Sandro Edgar Krüger