terça-feira, 19 de abril de 2011

SEMANA DA PÁSCOA - MENSAGEM



Cristo ressuscitou, somos testemunhas Dele
Leia na sua Bíblia: Lc. 24.1-11. 2.1-12

O nosso relato bíblico começa em uma madrugada de domingo. As mulheres, Maria Madalena, Joana, Maria mãe de Tiago, e outras mulheres não citadas, foram embalsamar o corpo de Jesus. Nada mais natural, do que se ter respeito e cuidado para com o corpo de Jesus. Durante a vida de Jesus, ele teve grande contato com estas pessoas. É natural que elas tivessem dedicação para com o corpo do Mestre agora que Ele tinha morrido e sido sepultado.
Mas, algo de muito diferente havia acontecido: Tiveram uma grande surpresa, pois não encontraram o corpo. O que poderia ter acontecido? Surgem muitas perguntas aqui. Mas, os anjos desfazem toda e qualquer dúvida. Eles perguntam: “Por que buscais entre os mortos ao que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou.” Eles mostram que aquelas mulheres estavam no lugar errado! Não se procura um Vivo, entre os que estão mortos. Ali – na sepultura - não é o lugar para se encontrar Jesus no terceiro dia da sua morte!
Isto não deveria causar surpresa às mulheres e aos discípulos, já que eles tinham sido avisados que isto iria acontecer. Mas eles falharam no “crer”! Depois daquele dia horrível, da morte de Jesus, da experiência dos seus seguidores de tirarem da cruz o corpo daquele que seria o Salvador do mundo, tudo parece cair por terra. Diante da morte de Jesus, as palavras dele pareciam ter perdido o seu efeito, sua validade.
Mas, a incredulidade e a fraqueza humana não anulam a verdade. A ressurreição é real! Acharam o túmulo vazio. O próprio Jesus apareceu vivo a muitos após sua ressurreição a muitas pessoas. Percebemos, então, que a ressurreição é certificada em 3 pontos: 1- Viram o túmulo vazio; 2- Ouviram as palavras dos anjos; e, 3- Relembraram as palavras de Jesus. As palavras dos anjos e a lembrança das palavras de Jesus fizeram aquelas mulheres entender, pela fé, porque o túmulo está vazio.
A aparente derrota não era definitiva, mas a morte de Cristo estava no plano de Deus para a Salvação das pessoas. A história de Jesus não termina no túmulo. Mas é apenas uma etapa de sua missão. E esta verdade modificou a vida daquelas mulheres. E assim que souberam da ressurreição, foram logo aliviar também o coração dos outros, anunciando que Jesus tinha ressuscitado! Elas tornaram-se portadoras desta boa notícia. Testemunhas da ressurreição de Jesus.
Hoje, quantos não crêem na ressurreição?! Você já testemunhou de Cristo para alguém? A Igreja Cristã, da qual fazemos parte, lida com a realidade do túmulo vazio. A nós também Cristo foi revelado na Palavra de Deus, que traz o testemunho da ressurreição de Jesus. Não vimos o túmulo vazio, mas a partir da fé, cremos no testemunho relatado pelos outros cristãos e pela Palavra de Deus! Somos agora testemunhas de Cristo! Vamos proclamar que Ele não ficou na sepultura. AMÉM!