quinta-feira, 7 de maio de 2009

MENSAGEM DE DIA DAS MÃES

OPORTUNIDADE DE PENSAR SOBRE....

Ser Mãe

Nesta semana das mães, as mães tornam-se alvos de muitas homenagens, presentes e felicitações. No entanto, é bom ter uma oportunidade para pensar sobre o fato “ser mãe”.
Deus abençoa as pessoas de várias formas. Uma destas formas é a maternidade – o que não quer dizer que a mulher que não é mãe, não é acompanhada ou abençoada por Deus. Existem bênçãos variadas – o “ser mãe” é uma das bênçãos concedidas por Deus.
Interessante observar dois fatores: 1) Deus concede bênçãos às pessoas de acordo com sua vontade, e propósito; e, 2) Juntamente com determinadas bênçãos concedidas, Deus também dá uma responsabilidade.
Assim, a maternidade é uma bênção de Deus. Há, porém, propósitos de Deus incluídos nesta bênção. Além disto, há responsabilidades envolvidas no fato de “ser mãe”. Em várias passagens bíblicas, Deus orienta e esclarece a nós sobre seus propósitos e sobre as responsabilidades atribuídas as pessoas, em determinadas situações.
Deus coloca os pais como autoridades diante dos filhos. Autoridades essas que devem ser respeitadas – Colossenses 3:20: “Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor.” A obediência dos filhos, com certeza é um propósito que Deus tem, e de tal obediência Deus se agrada. Os pais são representantes de Deus na família. É através do cuidado das mães (e dos pais) que Ele concede todo o necessário para a vida da criança.
O reformador Martinho Lutero, explica que os pais devem ser considerados o maior tesouro sobre a face da terra. E são mesmo. Deus os colocou nesta tarefa para guardar a vida, a segurança e nosso bem estar. Por tudo isto, Deus ordena que os honremos - Deuteronômio 5:16:
“Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.”
Deus deu esta autoridade aos pais, devido à responsabilidade que também eles têm diante Dele - Provérbios 22.6: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Deus quer que os pais ensinem aos filhos o Seu caminho, que os conduzam ao caminho da vida eterna. Esta é uma responsabilidade dos pais.
Deus também diz - Efésios 6:4: “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.” Criar os filhos na admoestação de Senhor é criá-los sob a orientação divina, da Palavra de Deus.
Vemos quão grandiosa bênção é a maternidade, e igualmente grandiosa é a responsabilidade das mães frente aos propósitos de Deus. No entanto, a palavra “responsabilidade” não deve ser encarada como um peso a ser carregado, mas como uma alegria concedida por Deus, por meio da qual os propósitos de Deus são cumpridos.
Ser mãe é também servir a Deus! Certamente, o Senhor concede – e continuará a conceder – força e alegria para as mães cumprirem com alegria sua bela missão: “ser mãe”.

Um feliz e abençoado Dia das Mães!