terça-feira, 30 de outubro de 2012

MOVIMENTO DA REFORMA DA IGREJA

História e Ensino

Depois que Lutero passou a entender o que significava “justiça de Deus”, a partir de Romanos 1.17, sua mente se abriu para a Palavra de Deus. A mensagem da Salvação se tornou clara para ele e ele passou a ensinar e testemunhar a respeito do que tinha passado a conhecer.
Os ensinamentos de Lutero foram conhecidos por muitas pessoas. A Igreja não aceitava o que Lutero ensinava, e quis que ele desmentisse tudo o que tinha dito, mas ele não cedeu, porque sabia que era a verdade da Escritura Sagrada. Entre os muitos ensinos de Lutero, o movimento da Reforma Luterana deixa conhecidas de forma especial 3 verdades para os cristãos, sobre: a Fé, a Graça e a Escritura. Essas três verdades, Sola Fide (só a Fé), Sola Gratia (só a Graça) e Sola Scriptura (só a Escritura), são consideradas os três pilares do Ensino Bíblico, que a Reforma Luterana trouxe à tona.
Sobre a Escritura (Bíblia), aprendemos e cremos que ela é a verdadeira Palavra de Deus. A Bíblia não é obra de homens, mas foi escrita por homens inspirados por Deus. Assim, aqueles homens foram instrumentos nas mãos de Deus, porque foi Deus quem revelou a eles o que deveriam escrever. Sendo Palavra de Deus, a Bíblia é uma fonte de orientação segura e fiel, para viver uma vida feliz e agradável a Deus. Como diz em 2 Tm.3.16: “Toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver”.  A Bíblia traz a Boa Notícia da Salvação por meio de Cristo a todas as pessoas. Sua mensagem central é o evangelho de Jesus Cristo que diz: que “Jesus é o Salvador de todas as pessoas”. Por isto, a Bíblia mostra o caminho da Salvação e vida eterna com Deus, como o apóstolo Paulo diz: “...você conhece as Escrituras Sagradas, as quais podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus” (2Tm. 3.15).
Sobre a Graça, aprendemos e cremos que Deus não exige nada de nós para nossa salvação, mas que somos salvos pela graça de Deus. Como diz em Efésios 2.8 :”Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus”. A nossa salvação é o resultado da ação de Deus, que pela sua graça nos salva. E nesta graça, somos tão amados por Deus, que Ele mandou seu Filho Jesus Cristo, para sofrer e morrer em nosso lugar para nos trazer o perdão de todos os nossos pecados, e assim nos salvar. Está escrito em Romanos 3.23,24: “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva”. Assim, o nosso Salvador é Jesus Cristo. Não recebemos a Salvação por algum tipo de troca entre o que nós fazemos e o que Deus faz. Não podemos comprar nossa salvação, mas somos salvos somente pela graça de Deus.
Sobre a Fé, aprendemos e cremos que ela é dada por Deus. Deus Espírito Santo cria e mantém a fé em nós. E, pela fé em Cristo, temos a salvação. Nenhum de nós poderia ter feito o que Cristo fez. Temos pecados e não somos perfeitos. Por isso, sozinhos estamos perdidos. Mas, Deus mandou o Salvador Jesus Cristo que morreu em nosso lugar. Assim, Cristo conquistou o perdão dos pecados e a salvação para todas as pessoas. Quem crer em Cristo como sendo seu Salvador, recebe o que Ele conquistou: que é perdão, vida e salvação. Está escrito:”Assim percebemos que a pessoa é aceita por Deus pela fé e não por fazer o que a lei manda”. (Rm.3.28) E Deus também nos diz em Marcos 16.16: “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”.
Quando entendemos estas 3 bases do cristianismo: A Escritura, a Graça, e a Fé -  podemos compreender melhor o amor que Deus tem por nós, e isto sempre será motivo de grande alegria para todos nós.
O apóstolo João registra: “Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele”. O que quer dizer que Deus se revela na Escritura como Deus de Amor. Em razão deste amor, pela Graça de Deus, Ele nos salva; e, o grande amor de Deus por todas as pessoas é revelado especialmente em Jesus Cristo, O Salvador mandado por Deus.
Que Deus nos mantenha com os olhos firmes na Sua Palavra, sob sua Graça, e ligados a Cristo pela fé. Amém.
 
Pastor Sandro Edgar Krüger