quarta-feira, 4 de maio de 2011

MENSAGEM PARA O DIA DAS MÃES


MATERNIDADE – BÊNÇÃO DE DEUS


Leia Gênesis 21.1-7

Nesta meditação queremos lembrar de uma mãe que tem um destaque especial na Bíblia: Sara, esposa de Abraão. Eles receberam a promessa da parte de Deus, de que eles seriam pais de uma grande nação - o povo de Deus. O que para muitas pessoas pode parecer algo simples, para esta futura mãe – Sara -, parecia impossível. Mas, para Deus não há impossíveis. E, no tempo determinado, Deus cumpriu a promessa feita a Sara e Abraão. Sara se tornou mãe. Tudo estava no plano de Deus, embora não tivesse no plano dos homens. Deus agiu maravilhosamente e Sara concebeu um filho. A felicidade encheu o coração daquela família, e Sara disse: “Deus me deu motivo de riso; e todo aquele que ouvir isso vai rir-se juntamente comigo”. Isto mostra que a atitude de Sara, ao tornar-se mãe, foi de extrema alegria e felicidade.
Infelizmente hoje em nossa sociedade, ouvimos falar de tantos casos de mães que abandonam seus filhos, que até mesmo a imagem do que é ser mãe fica distorcida. A falta de responsabilidade de muitas pessoas destrói vidas e confunde o papel da mãe na família e na sociedade.
Antes de tudo é preciso lembrar que ser mãe é algo dado por Deus, faz parte da Sua Criação, e vem acompanhado da benção Dele. Gênesis 1.27, 28 registra isto bem: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra...”. Tornar-se mãe é algo que inclui a bênção de Deus e é algo do que Ele também se alegra. No versículo 31, está escrito: “viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom.” Ser mãe, está incluído neste ´tudo quanto fizera´ e é algo que Deus vê como ´muito bom´.
Mas além de tudo isto, ser mãe inclui responsabilidades: cuidar e educar dos filhos, compreender as fases deles, amparar nos momentos difíceis, etc... Nestas tarefas que as mães assumem, é claro que nem tudo são flores. Existem os problemas, os momentos de atritos, desentendimentos, dificuldade de comunicação ou até mesmo falta de comunicação. Nem sempre mães e filhos se entendem direito. E, quando olhamos para toda esta carga que existe sobre as mães, toda a responsabilidade, as dificuldades envolvidas nas tarefas, tudo o que está por trás desta palavra MÃE, nos perguntamos: como uma mãe pode assumir tudo isto sozinha?! Eis a resposta: - Na verdade, não pode! Deus deve estar sempre presente. Deve fazer parte da vida de mães e filhos.
Os filhos são bênçãos de Deus, e Deus confia estes filhos aos seus pais aqui nesta vida para que os eduquem. Efésios 6.4 :”E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor”. Quando os pais educam seus filhos no caminho de Deus, Ele se faz presente na relação entre pais e filhos. E isto já começa quando os filhos são levados ao Santo Batismo. Isto tudo cabe aos pais e demonstra o zelo cristão pelos seus filhos.
Uma relação de mãe e filho onde Deus está presente não está livre de problemas, afinal, mãe e filho podem errar. Mas de Deus se aprende o perdão, o amor, bons conselhos - que são muito úteis na construção de um lar cristão. Assim Deus dá motivo de riso, de felicidade e alegria às mães ainda hoje. Amém.



FELIZ DIA DAS MÃES




Culto do Dia das Mães na Congregação Expectativa


Dia 07 de maio (sábado), 20hs




VOCÊ É NOSSO CONVIDADO